Não é de hoje que o esporte é usado como agente transformador e de caráter inclusivo. E o futebol tem papel importante nessa mudança. Com esse objetivo existe desde março de 2002 em Palmas, o Projeto Social Projeto Esportivo Arne 64, que ensina o futsal, futebol society e de campo para crianças de Para jovens entre 5 e 17 anos, no ginásio ligado a Escola Municipal Daniel Batista, na Quadra 508 Norte. Atualmente são cerca de 200 alunos atendidos pelo projeto, que já revelou muitos talentos e que atuaram e atuam nas categorias de base de clubes de renome nacional como o Desportivo Brasil, Flamengo, Santos, América Mineiro, dentre outros.
As aulas práticas e teóricas acontecem de segunda a sexta feira no período noturno e sábado no período matutino e buscam não apenas ensinar sobre o futebol, mas contribuir de forma positiva em todos os aspectos da vida desses jovens, envolvendo a família em todo o processo.
Tarcizo Jesus Abre Lima, idealizador e responsável pelo Projeto Social Projeto Esportivo Arne 64, explica que ele já desenvolvia atividades esportivas com crianças na extinta Comunidade Canela, em Palmas, que deixou de existir com a formação do lago da usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, em 2001. “Um certo dia fui visitar a quadra de esportes da Arne 64, atual Quadra 508 Norte, e vi ali várias crianças querendo brincar, mas a quadra estava ocupada por adultos que não deixavam os menores jogar”, explica Lima ao ressaltar que juntamente com um grupo de amigos eles decidiram organizar brincadeiras aos sábados pela manhã, tendo como alvo as crianças do bairro. “No começo eram somente 27 integrantes, mas o que começou como apenas uma alternativa para a meninada da região, tomou grandes proporções e chamou a atenção da comunidade local e também de alguns clubes de outros estados, que viram potencial em muitos alunos”.
OPORTUNIDADE
Ex-aluno do projeto e atualmente atuando no time do Palmas, o jovem Nikolas Matheus Neto Guerra, 21 anos, que divide seu tempo entre o futebol e a faculdade de Direito, enfatiza que participar do projeto foi fundamental para alavancar a sua carreira no futebol, além de contribuir para sua formação como cidadão, por que segundo ele, os professores possuem sensibilidade para identificar questões pessoais que refletem no comportamento dos alunos tanto em sala de aula como em campo.
Com passagens pelas categorias de base do Cetac, Santos, América Mineiro, Jabaquara e Flamengo, Guerra detalha que o futebol deixou de ser brincadeira para virar coisa séria quando tinha 11 anos de idade e quando teve oportunidade de jogar em um time do Paraná e ali viu sua vida mudar.
Atuando nas categorias de base do Desportivo Brasil, time de São Paulo, Manoel Atanásio da Silva Neto, de 15 anos, lembra com orgulho do primeiro contato que teve com os voluntários do Projeto Social Projeto Esportivo Arne 64, destacando que foi fundamental para o início de sua trajetória profissional no futebol. “Conheci o projeto em 2012 através de convite feito por um amigo. De lá para cá foram muitos campeonatos disputados e tive uma ótima oportunidade de atuar em um time bem maior que é o Desportivo Brasil”, explica o atleta que foca agora em consolidar ainda mais a carreira é conseguir atuar fora do país.
Vinícius Alves, de 29 anos, um dos profissionais que atuam voluntariamente no projeto, afirma que o trabalho feito por eles e outros voluntários é destaque nacional pelos bons frutos que já colheram ao longo desses anos, inclusive com muitas conquistas em competições regionais e nacionais, além de contribuir para a revelação de novos talentos do esporte.
Os jovens participam das aulas gratuitamente, mas para isso é feito um acompanhamento na escola, constatando o bom desempenho do aluno. “É feito um levantamento da vida escolha, através da pesquisa do grau de sua aprendizagem, frequência, disciplina, dentre outros aspectos”, diz Lima. O idealizador do projeto ressalta que a criança não é excluída por conta do baixo rendimento escolar, pelo contrário, é feito um trabalho para identificar a causa do problema e ajudar essa criança e melhorar ainda mais.
Além do apoio recebido do governo Estadual e Municipal, além de entidades e empresas, a arrecadação de verbas para o projeto se manter é feita ativamente pelos pais dos alunos e simpatizantes da ação social que arregaçam as mangas e promovem rifas, galinhas e outras ações. (Fonte:Fernanda Mendonça/Jornal do Tocantins)
CONQUISTAS MAIS RECENTES
Ano Competição Categoria Colocação
2015 Copa Palmas de Futsal Sub 07 Vice-Campeão
2015 Copa Palmas de Futsal Sub 09 Vice-Campeão
2015 Copa Palmas de Futsal Sub 11 Vice-Campeão
2015 Copa Palmas de Futsal Sub 13 Vice-Campeão
2015 Torneio Interflu de Soiety Sub 15 Campeão
2015 Copa Assevopa de Futsal 2015 Sub 14 Campeão
2015 Metropolitano de Futsal 2015 Sub 13 Campeão
2015 Metropolitano de Futsal 2015 Sub 06 Campeão
2015 Taça Tocantins de Futsal Sub 08 Campeão
2015 Taça Tocantins de Futsal Sub 14 Vice-Campeão
2015 Taça Palmas de Futsal Sub 10 Campeão
2015 Taça Palmas de Futsal Sub 12 Campeão
2015 Desafio de Futebol de Campo Sub 12 Campeão
2015 Copa CT-Falcão Balsas de Futsal Sub 15 Vice Campeão
2015 Copa BR de Futsal/RJ Sub 14 Vice-Campeão
2016 Copa ~São Luiz de Montes Belos/GO Sub 15 4º Colocado
2016 Desafio de Futsal de Taquaruçu Sub 5,7,9,11,12,13,15,17 Campeão
2016 Campeonato Estadual de Futebol Sub 15 Campeão
2016 Campeonato Metropolitano de Futsal Sub 07 Campeão
2016 4a Copa Falcão 12 de Futsal Balsas/MA Sub 09 Campeão
2016 4a Copa Falcão 12 de Futsal Balsas/MA Sub 15 Campeão
2016 Palmas Cup 2016 Sub 09 Campeão
2016 Palmas Cup 2016 Sub 15 Campeão