Tocantinense sonha em subir no pódio da Paralimpíada Rio-2016

Ítalo diz que será um orgulho representar o Tocantins pela segunda vez nas Paralimpíadas - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

italo2  Tocantinense sonha em subir no pódio da Paralimpíada Rio-2016 italo2Com apenas 20 anos e já participando pela segunda vez das Paralimpíadas (Londres/2012 e Rio/2016), o nadador natural de Porto Nacional, Ítalo Gomes Pereira Lima, estreia hoje, às 9h45, nadando os 100 metros costas, na Classe: S7. Caso se classifique, o tocantinense passará para as finais e buscará uma medalha a partir das 17h30, no Estádio Aquático Olímpico, do Rio de Janeiro. Ele serviu à Seleção Brasileira em Londres, com apenas 16 anos e já tem experiência suficiente para fazer bonito no Rio de Janeiro. Na Inglaterra, participou das provas dos 100 metros costas e 400 metros livre, na classe S7, mas não chegou às finais.

 

“Minha expectativa é a melhor possível, por ser a segunda Paralimpíada que disputo, e também por nadar em meu País diante da torcida. Preparei-me para esse momento e vou em busca de uma medalha”, acredita o nadador.

 

Tocantins

Ítalo é o primeiro atleta do Tocantins a representar o Estado numa competição deste nível. Ele disse que será uma honra e orgulho poder representar o Tocantins, mesmo tendo morado em Porto Nacional menos de um ano. Segundo ele, o Tocantins representa muito em sua vida e, por isso, faz questão de dizer que é representante do Estado. “Nas férias eu sempre vou para o Estado. Meu pai mora aí até hoje, na cidade de Oliveira de Fátima. Por isso tenho um carinho muito grande pelo Tocantins”, explicou o nadador.

 

O atleta possui um currículo de inúmeras conquistas e três recordes brasileiros, nos 100 metros livre (1m8s40), 100 metros costas (1m12s48) e 400 metros livre (5m5s90), e já disputou tantas competições que não sabe precisar ao certo sequer o número de medalhas, só sabe que somam mais de 150. Dentre as disputas mais significativas, ele destaca a Paralimpíada de Londres (2012), os Mundiais de 2013 e 2015 e o Parapan (2015), onde estreou com quatro medalhas, sendo uma de ouro e três de prata.

 

No cenário internacional, já disputou também do Open (na Alemanha) e o Parapan de Jovens (na Argentina). No ano passado, o tocantinense conquistou medalhas de prata e bronze no Mundial disputado em Glasgow, na Escócia, e ainda ganhou ouro e três bronzes no Parapan do Canadá, em Toronto.

 

Ítalo ressalta que vem se preparando desde o início de 2014, na cidade de São Caetano do Sul (SP), onde treina no Centro de Referência de natação paralímpica, pertencente ao Comitê Brasileiro Paralímpico. Segundo ele, nos últimos dois meses, a Seleção Brasileira de natação vinha se preparando em São Caetano do Sul.
Perfil
Nome: Ítalo Gomes Pereira Lima
Idade: 20 anos
Local de nascimento: Porto Nacional (TO)
Categoria: Classe: S7
Deficiência: Má formação nos membros inferiores