Por onde anda o atacante Jura que foi artilheiro pelo Palmas e Tocantins

Jura-marca-dois-gols-na-estreia
Jura marca dois gols na estreia com a camisa do Palmas contra o Intercap de Paraíso - Arquivo Pessoal

Por onde anda um dos artilheiros do Palmas entre os anos de 1997 a 2000. Sabe de quem estamos falando. É do artilheiro Juracy Teixeira Batista, mais conhecido Jura.  Ele é natural da cidade de Paraná do Tocantins, localizado a 350 km da Capital, na Região Sul do Estado do Tocantins.

Chegou à Capital, no dia 24 de outubro de 1997, e se apresentou ao clube em novembro para jogar na categoria de base Sub-20. Logo no primeiro dia, e aos 8 minutos de treinamento aconteceu uma tragédia. “Fui recepcionado com uma descarga elétrica que caiu na lateral do campo derrubando mais da metade o time e interrompendo o treinamento e deixando um jogador morto e outro em estado grave”, lembra Jura, ressaltando ainda que foi muito triste participar desse momento. “ Eu pensei em voltar para minha casa, mas como eu tinha uma frase que falava para minha mãe“ que se eu morresse dentro de um campo eu morreria feliz, então fiquei”.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Estreia
Já no próximo final de semana ele fez a estreia no time Sub-20,  onde o Palmas ganhou do Gurupi por 4 x 1 –  e marcou os quatro gols. “Olha que estreia que tive no Palmas”, lembra com muita felicidade deste momento o garoto vindo de Paraná.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Já no meio da semana o técnico Carlos Magno convocou Jura para integrar o elenco profissional e no domingo tinha um jogo contra o Intercap de Paraíso.
“Neste jogo foi um dos que ficou marcado na minha vida porque era a minha primeira partida como jogador no profissional e graças a Deus fui abençoado mais uma vez ganhamos o jogo por 3 x 1 e marquei dois  gols”, conta ele, até então o desconhecido garoto de Paraná que começa a chamar a atenção das pessoas. “Fiquei muito feliz pela graça que Deus me deu e muito grato pela oportunidade que o ex-prefeito de Paranã Edson Lustosa me concedeu. Muito obrigado!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Carreira/Clubes:
Jura conta que pelo Palmas atuo de 01/11/1997 até 31/12/2000, mas em 1999 jogou na cidade de Porto Nacional. Vestiu a camisa do Interporto, onde foi emprestado para jogar a Copa do Brasil. Depois que saiu do Palmas atuou ainda no Tocantins de Miracema, em 2001 e 2002.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Vestindo camisa do Palmas, Jura foi campeão Tocantinense em 2000 contra o Interporto. Foi histórico, pois na época o Palmas comemorou o primeiro título estadual de sua história. Mas também foi vice-campeão Tocantinense pelo Palmas contra o Alvorada em 1998, também vice-campeão da Copa Tocantins pelo Palmas contra o Interporto, no segundo semestre do ano de 1998. Foi artilheiro também pelo Tocantins de Miracema, no ano de 2001, com oito gols e em 2002, com seis gols. Ele lembra que o Tocantins foi eliminado ainda na primeira fase mesmo assim fez seis gols.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Gols Importantes
Na careira do jovem talento nascido em Paraná tem também os gols considerados os mais importantes. Jura cita um contra o Goiânia pelo Brasileiro da Série C e 1997, na mesma competição fez dois gols contra o Anápolis. “ Os mais importantes foram a da estreia contra o Intercap quando marquei dois gols”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Onde anda
Jura mora em Palmas, e é casado com Roberta Abreu Oliveira. Ele conta que encerrou a carreira em 2003, em razão de uma contusão no ligamento do joelho direito. Aí foi estudar onde é formado em Engenharia Agrícola pelo CEULP/ULBRA. Jura hoje trabalha de fiscal em uma empresa de segurança privada há 12 anos.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Perfil:
Nome: Juracy Teixeira Batista
Apelido: Jura
Natural: Paranã -TO
Data de nascimento: 01/12/1976
Estado civil: Casado com Roberta Abreu Oliveira.
Altura: 1,80m
Clube que torce: Palmeiras
Peso: 85kg
Ídolo: Túlio Maravilha.
Ator: Lima Duarte.
Atriz: Regina Duarte.
Cantor: Roberto Carlos.
Posição: Centroavante. Minha especialidade era fazer gol de cabeça

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Artilharia:
Fui vice- artilheiro da Copa Tocantins com 10 gols.
Fui artilheiro do Palmas no Campeonato Estadual de 1998.
Fui artilheiro do Palmas na Copa Tocantins no segundo semestre de 1998.
Fui artilheiro do Palmas no Campeonato Estadual de 1999.
Fui artilheiro do Palmas no Campeonato Brasileiro Série C com 5 gols.
Fui artilheiro do Tocantins de Miracema no ano de 2001 com 8 gols e 2002 com 6 gols.