Palmas e Araguaína começam a decidir o Tocantinense hoje

0
111

Rivalidade, acirramento e uma superioridade do Tricolor em jogos decisivos. Assim pode ser resumido o histórico entre os times do Palmas e do Araguaína que, hoje, a partir das 20h15, no Estádio Nilton Santos, começam a decidir o Estadual 2009. Esta será a terceira das duas equipes decidindo o campeonato entre si. Nas outras duas oportunidades – 2004 e 2007 – o time da Capital levou a melhor, ficando com as taças.


Em 2004, o Tricolor venceu o jogo decisivo por 2 x 0, no Nilton Santos. Já em 2007, a final, disputada em Araguaína, terminou empatada em um gol – o Palmas havia vencido a primeira partida por 1 x 0. Desta vez, com a melhor campanha entre todos os participantes, a melhor média de público do campeonato e o melhor ataque, o Araguaína pinta com um ligeiro favoritismo sobre o rival.


Neste ano, os dois times se enfrentaram duas vezes na primeira fase. No Mirandão, em Araguaína, o Tourão fez 3 x 0 no adversário. Na Capital, no mesmo palco da partida de hoje, o Palmas devolveu a goleada e impôs 4 x 1 no Araguaína.


Em campo
Dentro de campo, os técnicos Roberto Oliveira, do Palmas, e Ricardo Moraes, do Araguaína, mantêm mistério na escalação. Oliveira vai continuar com o 4-4-2 adotado na segunda semifinal contra o Tubarão, no sábado. Segundo o treinador, que chegou a mandar para campo um time com três atacantes nas partidas anteriores, esse não é momento de arriscar tudo e sim de ter uma postura mais equilibrada.


O desfalque tricolor será Wesnalton, expulso no último jogo. Para o seu lugar, Oliveira estuda duas opções: Arismar, jogando na armação, ou o experiente Márcio Goiano, como um terceiro volante. Além disso, a equipe não deverá contar com o atacante Demi, que vem sofrendo sucessivos problemas físicos e não consegue se recuperar de lesão. Ontem, Demi sequer treinou com o grupo, pois está fazendo tratamento. Caso se confirme sua ausência, um dos cotados para a sua vaga é Buiú.


Pelo lado do Araguaína, que chegou de viagem na madrugada de ontem e à tarde só fez um treino leve no Nilton Santos, os desfalques são o zagueiro Cleiton e o atacante Sandro Goiano, ambos suspensos. Ernani e Mauricinho (artilheiro do campeonato e já recuperado de lesão) devem ser seus substitutos.


Moraes não quis antecipar o esquema de jogo. Ele tem duas opções: 3-5-2 ou 4-4-2. O treinador salientou que a condição física dos atletas será determinante para escolher os 11 que entrarão em campo. Além da viagem, o Araguaína vem de um jogo muito duro no sábado, quando reverteu vantagem de dois gols do time do Gurupi.


Artilheiros
O confronto de hoje coloca em campo dois dos três artilheiros do certame – Mauricinho, do Araguaína, e Lucca, do Palmas. Ambos, ao lado de Oliveira, do Paraíso, estão com 12 gols na competição. Mauricinho teve uma lesão na clavícula e chegou a ficar sete jogos de fora. Já o garoto Lucca, que segundo informações extraoficiais pode ser negociado com o futebol português, é um dos destaques do Tricolor desde 2008.


Equilíbrio
As duas equipes começaram a se enfrentar pelo Tocantinense em 2002 e o Palmas venceu os dois jogos. De lá para cá os times já se enfrentaram 22 vezes, com um equilíbrio total. Dos 22 jogos disputados, o Palmas venceu oito, o Araguaína sete e foram registrados sete empates nos confrontos. Entretanto, o Palmas aplicou a maior goleada do confronto (8 x 0 em junho de 2004) e venceu duas finais sobre o rival. Em junho de 2005 o Tourão do Norte conseguiu seu maior triunfo sobre o rival – vitória de 4 x 0, no Nilton Santos. Ao todo, o Palmas fez 32 gols e o Araguaína 22.


Ficha técnica
Palmas:
Santos; Leandrinho Valença, Héberson, e Leandro César; Rogério, Márcio Goiano (Arismar), Éder, e Valdo; Lucca e Buiú (Nona, ou Júnior). Técnico: Roberto Oliveira
Araguaína: Anderson; Cris, Wagner, Ernani (Bruno), Adenísio; Marcos, Thiago (Rondinelli ou Bruno), Luiz e Fernando Gabriel; Mauricinho e Fernando. Técnico: Ricardo Morais
Estádio: Nilton Santos Horário: 20h15 Árbitro: João Sales, auxiliado por Fábio Pereira e Edilson Frasão Ingressos: R$ 10,00 (R$ 5,00 meia)
 


(Fonte:Jornal do Tocantins)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui