Morador de Lavandeira conta sua paixão de colecionar camisas

Colecionador de camisas de futebol Isamel Carlos
Ismael Carlos Oliveira de Paula, apaixonado por coleção de times de futebol - Arquivo Pessoal

O tocantinense da pacata e adorável cidade do interior da região Sudeste do Tocantins, Lavandeira, cidade com cerca de 1.7 mil habitantes, tem em seu povoado, o cidadão Ismael Carlos Oliveira de Paula, apaixonado por coleção de times de futebol. Mas antes de falar de suas coleções é bom dizer que ele torce para o Cruzeiro, sua outra paixão de vida. Não dá para afirmar se é a primeira, segunda, ou terceira paixão, mas isso não importa… o que vale mesmo é que Ismael contabiliza hoje 165 camisas de diversos clubes brasileiros, mas ressalta que seu principal foco é colecionar camisa de clubes do seu estado, o Tocantins, apesar de ter nascido em Brasília (DF). Recentemente Ismael foi entrevistado no site Show de camisas e contou a sua história de colecionador. Vejamos esta história bonita.

Qual seu nome completo, onde mora e qual seu time de coração?

Ismael Carlos Oliveira de Paula moro na cidade de Lavandeira que fica no Estado do Tocantins, meu time do coração e o Cruzeiro Esporte Clube


Conte-nos um pouco como surgiu sua paixão por camisas e quando você começou a colecionar.

Minha paixão por camisas vem desde adolescência quando começou minha admiração pelo Cruzeiro e por clubes considerados pequenos e também quando comecei a ganhar revistas de futebol da minha Mãe, é de algumas federações e times, dai eu ficava vendo os uniformes dos times e adimirando, Tudo começou mais precisamente no dia 7 de abril de 2012, quando fui acompanhar uma partida de futebol do campeonato Candango (DF) entre os times do Capital (DF) x Bosque Formosa (GO). Nesse jogo ganhei uma camisa do time do Capital Clube Futebol das mãos do presidente Pavão.

 

Você teve incentivo de alguém ou começou a colecionar por conta própria?

Tive dois incentivos, primeiro pela paixão ao futebol dos pequenos clubes brasileiros principalmente pelos times do Tocantins e da minha terra natal Brasília e segundo foi o grande incentivo do Amigo de adolescência Lucas Fausto que hoje também se tornou um colecionador.

Qual foi a sua primeira camisa de futebol?
Foi á camisa do Capital Clube Futebol, que ganhei das mãos do presidente do time “Pavão”.

Atualmente, quantas camisas você tem em seu acervo e qual o foco de sua coleção?

Tenho 165 camisas de diversos clubes brasileiros, mas meu foco de coleção são clubes do estado onde moro Tocantins e da minha cidade natal Brasília. Tenho como objetivo colecionar camisas apenas dos times profissionais ativos e inativos do estado mais novo do Brasil e do DF, mas sempre que aparece alguma de times amadores eu também as guardo, pois tem uma bela história.

 

Você tem alguma camisa que considera especial? Qual a maior relíquia em sua coleção?

Tenho duas camisas em especial, Unai Esporte Clube, presente que ganhei do meu Tio que mora na cidade a outra e a camisa do Força Jovem time da Minha cidade, pois o time foi profissional por apenas um ano e pertence a uma das menores cidades do Brasil apenas 1700 habitantes. Minhas maiores relíquias são duas camisas, Kaburé Esporte Clube e União Atlética Araguainense os dois times já foram campeões estaduais e atualmente encontram-se inativos.

Qual camisa foi a mais difícil de conseguir?

Todas as camisas foram difíceis de conseguir, mas ate agora a mais difícil tirando as 4 camisas que me faltam para fechar a coleção de times do Tocantins a do Esporte Clube Miranorte foi a mais difícil.

 

Qual camisa considera a mais bonita de sua coleção?

Considero todas as camisas bonitas, pois cada uma carrega uma história seja de felicidades ou tristeza, mas duas camisas em minha coleção tem seu lugar, digo que e impossível escolher só uma, primeiro a do Clube Atlético Pimentense que não está no meu foco, mas não desfaço dela de modo algum, e a segunda e do Brasília.

Variedades de camisas de futebol tocantinense - Arquivo Pessoal/Divulgação
Variedades de camisas de futebol tocantinense – Arquivo Pessoal/Divulgação

Qual camisa ainda não esta em seu acervo e que deseja conseguir?

São as quatro camisas que me faltam para fechar a coleção de times profissionais ativos e inativos do Tocantins. (Clube dos XXX da cidade de Araguaina, União e Unitins da Capital Palmas e Rio Sono).

Além das camisas você coleciona outras coisas?

Sim alem das camisas coleciono, Livros e revistas de Futebol onde tenho em media 150 intens. Cartões Telefônicos e Moedas das Olimpíadas.

Deixe seu comentário final a todos que estão lendo esta matéria?

Primeiramente obrigado à equipe do site Show de camisas pela divulgação do meu pequeno acervo. Esse e um hobby sensacional pois a cada camisa que se consegue agente quer conseguir mais e mais, tenho um objetivo se for da vontade de Deus, montar um pequeno museu para enriquecer principalmente as história do Futebol do Tocantins, futebol que um dia eu ainda sonho em poder ver pelo menos um time entre os 20 melhores do Brasil.