Judoca da PJC vai a Alemanha para disputar campeonato pela Seleção

Esta será a segunda vez do competidor tocantinense no torneio de Bremen
Judoca da PJC vai a Alemanha para disputar campeonato pela Seleção Jonas 1 Foto Cristiane Ishizava
Jonas Irwyng Ribeiro, atleta da equipe Palmas Judô Clube (PJC)

O judoca Jonas Irwyng Ribeiro, atleta da equipe Palmas Judô Clube (PJC), embarcou, nesta sexta-feira, 17, rumo à cidade de São Paulo, onde vai integrar a equipe Sub-18 da Seleção Brasileira na disputa do International Masters Bremen, competição realizada na cidade de Bremen, na Alemanha. O torneio faz parte do estágio internacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para os atletas de base do País que obtiveram classificação para compor esta categoria na Seleção.

 
No cronograma traçado pela CBJ, Jonas se apresenta à Seleção no próximo domingo, 19, e segue para Pindamonhangaba, interior do estado de São Paulo, no mesmo dia, onde haverá a concentração da equipe. Já na quarta-feira, 22, acontece o embarque para Bremen, onde os competidores e a comissão técnica ficam do dia 23 a 29 para a competição e um período de treinamento.
 
Esta será a segunda vez do competidor tocantinense no torneio de Bremen, e ele acredita que pode trazer um melhor resultado nesta edição. “No ano passado, eu disputei esta competição e fiquei na 7ª colocação. Agora, eu treinei muito mais e me sinto mais focado e preparado para chegar lá e, se Deus quiser, trazer um bom resultado”, disse o faixa preta 1º Dan de apenas 16 anos.
 
Ainda de acordo com Jonas, esta nova oportunidade de disputar o torneio internacional só se fez possível graças ao apoio que recebeu. “Eu quero agradecer aos meus pais, por se esforçaram tanto por mim; ao Sensei Celso [Galdino, fundador da PJC], por estar sempre ao meu lado e pela grande ajuda financeira; e à Fejet [Federação de Judo do Estado do Tocantins] e à Fundesportes [Fundação do Esporte e Lazer de Palmas], que também me ajudaram com o recurso para a viagem”, enaltece o judoca.
 
Para Celso Galdino, ver um aluno alcançando os objetivos que traça é o maior prêmio que um Sensei pode receber. “É maravilhoso ver o fruto do seu trabalho apresentando resultados como este, que é a presença na Seleção e a disputa de competições internacionais. Isto nos enche de ânimo para prosseguir, apesar de todas as dificuldades que encontramos, porque casos assim nos incentivam a continuar buscando sempre melhorar e fazer com que o nosso Judô também alce voos maiores, o que só é possível com determinação e compromisso com os alunos, principalmente os mantendo focados sempre”, ressalta o faixa preta 5º Dan.
Sobre as chances do Jonas na competição, o Sensei Celso é enfático. “Acho que ele está bem focado e tem treinado bastante; por isto, ele tem chances reais de trazer um bom resultado”, diz o Sensei, lembrando que, no próximo dia 25 de março, no Colégio Ulbra, em Palmas, os demais integrantes da equipe PJC disputam a segunda etapa do Tocantinense de Judô, enquanto do dia 21 a 23 de abril toda a equipe volta a se reunir para a disputa da etapa regional do Campeonato Brasileiro, a ser realizada em Brasília. [Ascom Total / Fotos: Cristiane Ishizava/Especial Alôesporte]
Judoca da PJC vai a Alemanha para disputar campeonato pela Seleção cleardot