Garota nascida em Palmas sonha em ser a número 1 do tênis mundial

tenista nascida em Palmas, Gabriela Rodrigues Azambuja, de apenas 17 anos - Foto: Elias Oliveira
Gabriela Azambuja quer disputar mais torneios fora do Brasil – Arquivo Pessoal
Gabriela Azambuja quer disputar mais torneios fora do Brasil – Arquivo Pessoal

Jogar os torneios do Grand Sam, considerados os mais importantes eventos de tênis mundial com as melhores jogadoras do mundo. Este é o objetivo da tenista nascida em Palmas, Gabriela Rodrigues Azambuja, de apenas 17 anos.

A garota que liderava o ranking nacional na categoria juvenil até 18 anos e esta semana caiu para a terceira colocação, mas nada que abale o sonho da jovem tocantinense que treina cerca de oito horas por dia visando o futuro profissional do tênis mundial. Segundo ela, esta queda foi em razão de ter focado mais nas competições internacionais, enquanto as duas primeiras colocadas disputavam torneios nacionais.

“Estou tranquila. Sei que tenho potencial para superá-las futuramente, pois meu foco vai além de estar na liderança”, explicou Gabriela, que está passando férias em Palmas, mas que está morando em Itajaí (SC) desde fevereiro deste ano. Ela integra a equipe da ADK Tennis.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Gabriela Azambuja durante entrevista no CBN Tocantins Esportes

Sonho
Treinar, treinar e treinar. São oito horas por dia, além de dos finais de semana quando sobra tempo ainda busca melhorar a cada dia, pois o objetivo é chegar ao topo do tênis mundial. Segundo ela, sabe que para isso não será uma missão tão fácil assim, mas acredita que se trabalhar bastante as chances aumentarão.

Garota nascida em Palmas sonha em ser a número 1 do tênis mundial image

“Abro mão de muita coisa que na minha idade poderia estar fazendo porque sonhei um dia que poderia atingir este objetivo. O que não me falta atitude, trabalho e fé” ressaltou a jovem tocantinense. Em 2016, ela conta que abriu mão de algumas competições nacionais para ganhar experiência nos torneios internacionais. Segundo ela, fora do País chegou a fazer semifinais de torneios simples e em duplas. No Peru fez uma semifinal em simples. E no Uruguai fez semifinais em duplas e simples.

Viagem
Para 2017, o ano já começa no dia 3 de janeiro, quando a jovem já pretende estar treinando na ADK, em Itajaí. Segundo ela, é preciso começar cedo para fazer uma boa pré-temporada, onde vai intensificar os treinamentos focando no preparo físico e técnico. Gabriela conta que em seu clube em Santa Catarina existem profissionais muito competentes e que a ajudarão a conquistar mais torneios e continuar seu sonho. Em 2017, ela quer disputar o Banana Bowl e o Gerdau e outros torneios importantes da categoria juvenil nas cidades de Porto Alegre (RS) e São José dos Campos (SP).

 

Resultado de imagem para tenista tocantinense gabriela azambuja quer ser a numero 1 Garota nascida em Palmas sonha em ser a número 1 do tênis mundial objetivo da jovem e disputar um grand slam de tenis

Torneios
Gabriela disse que gostaria de disputar mais competições internacionais como na América do Norte, Central e na Europa, mas por falta de patrocínio, não sabe como irá fazer para jogar estes torneios. Ainda hoje ela depende do patrocínio da família, apesar de estar alojada e treinando num clube em Itajaí. “Creio que se a iniciativa privada e o poder público olhassem um pouco mais para outras modalidades, o Brasil teria muitos campeões. Infelizmente se prendem a investir somente no futebol”, comentou a garota. Para ela, muito atletas possuem resultados, mas o que falta é oportunidade para provar o potencial de cada um. Ainda em relação a 2016, Gabriela disse que foi bom e de aprendizado.

 

Resultado de imagem para tenista tocantinense gabriela azambuja quer ser a numero 1 Garota nascida em Palmas sonha em ser a número 1 do tênis mundial gabriela azambuja ostentando medalha e trofeu
Perfil
Nome: Gabriela Azambuja
Idade: 17 Anos (18/09/1999)
Natural: Palmas (TO)
Cidade onde mora: Itajai (SC)
Posição: Joga com a mão direita
Altura: 1.70m
Peso: 60.00kg
2016
Jogos:52
Vitórias: 42
Derrotas: 10
Sets vencidos: 84
Saldo de sets: 60
Games vencidos: 581
Saldo de games: 266