É de Porto Nacional a melhor equipe de caiaque masculino do Brasil

Equipe tocantinense de Porto Nacional de Canoagem - Divulgação

k4-junior-campeao

edileia-e-siria-campea-k2

william-campeao

k4-junior-campeao

Edileia Matos conquistou o bronze nos 200 metros do K1 - Divulgação
Edileia Matos conquistou o bronze nos 200 metros do K1 – Divulgação
Terminou domingo (25/09), em Curitiba o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, principal evento da modalidade no Brasil, que contou com a participação de 357 atletas de 24 associações de 09 Estados. A informação é do Coordenador do Alto Rendimento da Associação de Canoagem de Porto nacional (ACPN), Wellington Aires.

Tocantins esteve representado pela Equipe da Associação de Canoagem de porto Nacional que levou 22 atletas sendo 19 masculinos e três femininos. O frio e os fortes ventos foram os principais obstáculos para a equipe, além das novas regras introduzidas na competição, porém não foram o suficientes para impedir a excelente atuação de sua equipe masculina que ao somar 375 pontos e terminou o campeonato como a melhor equipe de caiaque do Brasil em 2016.

Destaques para as atuações dos atletas da categoria junior (16 a 17 anos), Lucas Matos, Eduardo Santos, Tiago Martins e Carlos Eduardo que dominaram as provas coletivas conquistando dois ouro e duas pratas e William Henrique, 15 anos que foi absoluto dominando todas as provas individuais da categoria cadete (15 a 16 anos) com larga vantagem sobre seus adversários, conquistando 03 ouros e em provas coletivas conquistou mais duas medalhas.

No feminino o destaque foi a participação de nossa principal atleta, Edileia Matos, que retornou às competições ainda sob o efeito de uma tragédia ocorrida recentemente em sua família. A atleta conquistou a medalha de bronze na prova K1 200 metros e em dupla com Siria Priscila que retornou às competições depois de um longo período, conquistou a medalha e o título de Campeãs Brasileiras na prova K2 200 metros derrotando a dupla paranaense formada pela atleta Ana Paula Vergutz, representante do Brasil nos Jogos Olimpicos 2016 e sua irmã Beatriz.

No geral do campeonato por equipes foi vencido pelas equipes da ACEN de Caxias do Sul, com 695 pontos, seguido da equipes baianas de ACC de Ubaitaba, com 616 e ACI de Itacaré, com 519 pontos.

A ACPN ficou em quinto lugar somando 477 pontos. Consideramos o resultado satisfatório, ao levarmos em conta a aplicação da regra da competição excluindo dois atletas da categoria cadete. O que desmontou nossa estratégia para o campeonato. Porém a qualidade e a competitividade de nossos garotos, foi um fator importante, estiveram presentes em várias finais e em muitas delas, com dois e até três nas raias de competição. Devemos considerar também o tamanho de nossa equipe feminina que embora seja pequena, é de excelente qualidade.

Nossos agradecimentos a Prefeitura de Porto Nacional, a SEDUC-TO, a Academia Espaço Fitnnes, Rede Catarinense de Supermercados, AABB-Porto Nacional e ao Restaurante Mãe Maria !!I e a Churrascaria do Trevo.