Atletas com passagens pelo Tocantins vão para a Irlanda

0
117

Treinador Thiago Denardin e mais sete jogadores que já atuaram no estado buscam espaço no futebol europeu


Buscar espaço fora do País, em especial no futebol da Europa. Foi assim que o técnico Thiago Denardin, o atacante Nona (ex-Palmas), Mauricinho, Eduardo, Fernando e Bahia (ex-time profissional do Araguaína), Carlos Vinícius e Matheus (ex-jogadores da categoria de base do Araguaína), fizeram e hoje estão no time do Armagh City FC, que disputa a primeira divisão da Irlanda do Norte.


A ideia inicial foi do técnico Thiago Denardin,que atuou no futebol tocantinense pelo Tocantins, São José e como gerente do futebol de base do grupo J.Demito, que mantém a categoria de base do Araguaína e foi o representante do Estado na última Copa São Paulo. Denardin foi quem indicou os atletas assim que acertou seu ingresso no clube irlandês. E isso só foi possível graças à Fundaçao Marcet, entidade espanhola que recentemente visitou o Tocantins e ficou próximo de realizar uma parceria com o Governo do Estado, para implantar um projeto Desafio Tocantins, que, segundo ele, ?infelizmente segue indefinido e ainda não saiu do papel devido à mudança de governo?. Denardin faz questão de ressaltar que a Fundação Marcet é a responsável por todo processo de encaminhamento tanto dos jogadores como dele como treinador brasileiro na equipe irlandesa. A Fundação Marcet é uma organização privada instalada em Barcelona (Espanha), sem fins lucrativos e está inscrita no Ministério de Educação e Desporto da Espanha. Ele ressalta ainda que a fundação está presente nos Estados Unidos, na América Latina, Europa, África e na Ásia.


Jogadores
Além dos jogadores tocantinenses, a equipe do técnico Thiago Denardin é formada por dois atletas da Espanha, um francês e o restante é do próprio País. O jogador Mauricinho está tentando o retorno ao Brasil, quem sabe para integrar o Araguaína.


Campeonato
Denardin conta que acertou o contrato com o time irlandês até o final desta temporada, que acaba no mês de maio. A equipe atualmente ocupa a última colocação no campeonato com duas partidas a menos que os advserários. Segundo Denardin, ainda faltam mais 12 jogos até o término do campeonato, porém, para permanecer não ser rebaixado, o Armagh City FC precisa vencer pelo menos cinco jogos. ?Vamos lutar para isso, pois nossa missão é ficar na 1ª divisão da temporada 2010/2011?, disse o brasileiro.


Carreira
Thiago Denardin iniciou a carreira no futebol como treinador tendo algumas atuações de manager, preparador de goleiros, na área de preparação física. Mas segundo ele, atuou como treinador de futebol na base ou clube profissional: Internacional (RS), Pelotas, São José (RS), Rio Grande (RS), Tubarão (SC), Brasil (SC). No Tocantins ele esteve nos clubes, Tocantins, São José, Tubarão e Araguaína. Na Espanha, no Centro Europeo Tecnofútbol e Esplugenci.


Araguaína
Um dos responsáveis pelo comando do Araguaína na Copa São Paulo, Denardin levou o grupo tocantinense para ficar cerca de 30 dias treinando e realizando amistosos no Rio Grande do Sul, com apoio da diretoria do clube tocantinense antes do início do torneio. Segundo ele, o principal objetivo do clube era revelar atletas para levá-los a um mercado mais competitivo. Mas como o time não foi bem na Copinha, isso acabou atrapalhando o planejamento inicial.


Mas ele ressalta que os atletas que hoje estão trabalhando com ele na Irlanda não serviam ao futebol do Tocantins, pois os dirigentes não apostavam no talento deles. Os jogadores Carlos Vinícius e Matheus foram cortados da lista dos 20 da Taça São Paulo ao final de dezembro e não disputaram a competição. Eduardo e Bahia, segundo ele, eram reservas no time principal do Araguaína, sob a alegação de que eram muito jovens. Já o atacante Nona ficou sem receber 17 meses no Palmas. ?Enfim, torço muito pelo sucesso do Thomaz Abreu, hoje técnico do São José, que acredito carrega um pouco desta bandeira que também acreditamos, que é a de que ?santo de casa faz milagre sim?, desabafou Denardin.


Saiba mais 
Irlanda do Norte
Atualmente, a Irlanda do Norte está decadente – a última Copa do Mundo da qual participou foi a de 1994. Nas eliminatórias para a Euro 2008, pareceu ensaiar uma recuperação, chegando a liderar seu grupo, mas, no final, terminou em quarto lugar. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, esteve novamente nos primeiros lugares em certos momentos, mas sucumbiu.Participou de três Copas do Mundo (além de 1986, participou nas de 1958, 1982), sendo igualada em 2002 pela Irlanda (que já tinha disputado as de 1990 e 1994).
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui