Onde anda o primeiro campeão Brasileiro de Kart pelo Estado do Tocantins Silvano Júnior

Silvano-Júnior-bandeira-do-Tocantins
Silvano Júnior bandeira do Tocantins
Silvano Júnior exibe a bandeira do Tocantins após a conquista do título Brasileiro de Kart de 2001, em Salvador (BA) – Fotos: Arquivo Pessoal do piloto/Divulgação

Primeiro piloto do Tocantins a conquistar o Campeonato Brasileiro de Kart no ano de 2001, sete vezes campeão Tocantinense de Kart, vários títulos em Goiás e na Bahia, além de ser o atleta que abriu as portas para nova geração que chegou depois como Felipe Fraga (Stock Car) e João Vieira (F-4 Italiana). Estamos falando do super campeão de Kart Silvano Júnior que revolucionou o automobilismo do Tocantins e a Região Centro-Oeste no início dos anos 2000.
Naquela época, as corridas de Kart no Tocantins eram realizadas nas ruas das cidades do interior como Gurupi, Miracema, Miranorte, Formoso do Araguaia, Paraíso, Porto Nacional, e nas avenidas e quadras de Palmas como Arno 31 e 33 e a 1006 Sul. E nas pistas o cara a ser batido era o jovem talento nascido em Formoso do Araguaia, no Tocantins, Silvano Júnior.

Mas na pista ele reinava soberano e olha numa época que o kart tocantinense possuía pilotos importantes e rivais competitivos como Tonhão, Amaraí, Sandrei, Xará, JB, Scoby-Doo, Pedro Rela, Ricardo Barcellos, Deguinho, Fadiga, Ferrin, Lucas Eleazar, Fabrício, Gilmar, Paulo Sky, Otoniel Filho, Ranier, Beco, entre outros. E numa categoria abaixo, a chamada de base, surgiam nomes como de Hugo Lourenço e Otávio Henrique.

 

Silvano Júnior participou também da grande mudança do Kart no Estado com a inauguração do Kartódromo Rubens Barrichello, em 2002. Ele esteve presente ao lado do então governador do Estado, Siqueira Campos, do secretário Estadual do Esporte, Jayme Lourenço e de outros pilotos que prestigiaram aquele grande marco do automobilismo no Tocantins.

 

Título
Com tanto talento nas provas do Tocantins, o negócio era buscar um título nacional para provar que sua fama não era só no Estado. E foi o que fez o piloto Silvano Júnior. No dia 28 de julho de 2001, ele mostrou ao Brasil que no Cerrado também existia pilotos renomados e com o talento igual a dos mais conhecidos dos grandes centros como Sul e Sudeste. E nesta data tornou-se o primeiro piloto do Tocantins a conquistar o Campeonato Brasileiro de Kart na categoria Novatos.

 

A conquista do título foi justamente no Kartódromo que leva o nome do seu maior ídolo: Ayrton Senna. Silvano Júnior venceu as quatro provas, em Salvador (BA), na categoria PK (Novatos). “Posso afirmar que fui o primeiro a ganhar um título brasileiro para o Estado e que ajudei a dar o início para essa nova geração de grandes pilotos que aí estão representando e bem esse nosso Tocantins”, lembrou.

 

Onde anda
Mesmo depois de todas estas conquistas, Silvano Júnior disse que desistiu do kart, por falta de condições financeiras o que fez abandonar a carreira. Segundo ele, depois disso foi trabalhar de preparação de equipamentos e pilotos no kart. Hoje por gostar do automobilismo está praticando a modalidade de “drift”, que é um esporte que está crescendo no Brasil e por ter um custo baixo, ele mesmo é que monta e prepara o carro. “Tenho um centro automotivo, na cidade de Gurupi. Sou casado e pai de três meninas”, comentou o super campeão, que reside hoje em Gurupi e está com 35 anos.


Perfil
Nome: Silvano Júnior
Idade: 35 anos
Natural: Formoso do Araguaia (TO)
Títulos: Heptacampeão Tocantinense de Kart, Campeão Brasileiro de Kart (20011), Copa Verão de Kart, além de títulos em Goiás e na Bahia.
Reside: Hoje mora em Gurupi