Palmas se transformará na Capital do triathlon no próximo fim de semana

0
431
Triatlhon
A Praia da Graciosa já foi cenário de outras competições do esporte Foto - Aline Batista
Triatlhon
A Praia da Graciosa será palco da prova de Triatlhon no final de semana – Foto – Aline Batista

Palmas vai respirar triathlon no próximo fim de semana. Neste domingo, 10, atletas da elite brasileira do esporte estarão na Capital que sediará a Copa Triathlon Brasil (Triathlon e Paratriathlon) e o Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon. A Prefeitura de Palmas é parceira do evento, organizado pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e pela Federação Tocantinense de Triathlon (FTTri).

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé, shorts e atividades ao ar livre

As competições acontecerão no domingo na Praia da Graciosa, a partir das 6 horas. Os campeonatos serão abertos ao público, que poderá assistir as provas da areia da Praia da Graciosa. Somente as áreas de transição, destinadas aos atletas, terão acesso reservado.

Triatlhon

Nas categorias Alto Rendimento, Categorias de Idade e Paratriathlon, o percurso compreenderá 750 metros de nado, 20 km de bicicleta (quatro voltas) e outros 5 km (ida e volta de 2,5 km) de corrida na Ponte da Amizade Fernando Henrique Cardoso. Na categoria infantil, competem atletas com idade entre 8 e 14 anos com trajetos menores definidos conforme a faixa etária. A premiação aos primeiros colocados da categoria infantil garante passagem e hospedagem para participação de um camping trainning em 2019. Nas demais categorias, a premiação dos melhores colocados serão troféus e medalhas, além de pontos extras no ranking nacional dos atletas.

Promessas do esporte

Segundo a Federação Tocantinense de Triathlon (FTTri), 181 atletas estão inscritos para as competições. Entre os destaques do cenário nacional que estarão presentes estão Flávio Queiroga, Edivânio da Silva Monteiro, Bruno Vieira e Luma Guillen.  Dentre eles atletas de alto rendimento, alguns contarão com torcida local, a exemplo de José Hamilton Resende Dos Santos, 17 anos (Júnior) e dos irmãos Giovanna Lacerda, 16 anos (Júnior), e Yure Lacerda, 23 anos (Sub-23).  “Todos os três nadam e correm muito bem, estão melhorando no ciclismo que é um fator importante para a prova. Os ventos aqui podem interferir no desempenho dos atletas no pedal e na natação, mas como os três são genuinamente tocantinenses e têm genética boa vão se destacar porque estão acostumados ao nosso clima”, adianta o presidente da FTTri, Sérgio Henrique Moraes Lopes.

Além deles, outros destaques locais com bom desempenho no esporte, são esperados. Nas categorias por idade, são Túlio César Oliveira, Paula Rovani, Jone Costa, Luciano Abreu, Cristiane Borges, Kelly Caldeira Cavalcante de Morais, João Borges, entre outros. Na categoria infantil, há outras promessas de pódio com Ana Beatriz Nunes de Oliveira, Beattriz Barros Rodrigues, Caio Andrade Rodrigues, Mikaell de Godoy, Eduardo Dias Quirino, entre outros atletas locais.

Triathlon e parcerias

O esporte une a prática do ciclismo, corrida e natação e é muito visado por quem busca atividades físicas que integram preparo físico e desafios. No Tocantins, o triathlon, segundo a FTTri, tem cerca de 300 praticantes, 82 deles federados representando o Estado em competições oficiais.

“O triathlon tem crescido em Palmas muito pelas condições favoráveis à pratica do esporte. Acreditamos no esporte como fator de crescimento pessoal, que consegue retirar crianças da rua e ensinar uma disciplina que elas vão carregar para a escola e para a vida”, diz o presidente da FTTri.

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), é parceira na realização das competições. “Apoiar a realização de competições como estas é muito importante porque mostram como Palmas é valorizada para eventos de grande destaque no cenário esportivo brasileiro. Isso reforça a marca pela qual nos empenhamos tanto em conquistar enquanto cidade destaque pela qualidade de vida que sua população usufrui graças a espaços propícios à prática esportiva ao ar livre”, avalia a prefeita Cinthia Ribeiro.

Para o presidente da Fundesportes, Orlando Rangel Campos Silva, a parceria é um incentivo ao entretenimento. “Mais uma vez a Prefeitura de Palmas, através da Fundesportes, denota a sua vocação para o incentivo a prática desportiva, ao sediar a 3º etapa da Copa Triathlon Brasil 2018, e, novamente o cenário será a Praia da Graciosa, um dos nossos cartões postais. Buscando levar ao cidadão entretenimento, diversão, além da possibilidade de participação nas diversas categorias oferecidas pelo evento”, enfatizou.

As competições também recebem apoio do Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Marinha do Brasil, Intensicare, Angiomed, Azione Fotografias, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Drone Sky, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Batalhão da Polícia Militar Rodoviário e de Divisas e Pelotão de Trânsito da Polícia Militar. O evento é patrocinado pela Investco S.A.

(Texto: Juliana Matos – Edição e postagem: Lorena Karlla)

https://www.palmas.to.gov.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui