2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão e Caseara tem início dia 29

0
453
Neste ano, o atleta paraolímpico Fernando Fernandes, que tem um histórico de superação e sucesso, vai marcar presença durante todo o evento - Fotos: Divulgação - Fernando Alves/Governo do Tocantins
2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão em Caseara, que será realizado nos próximos dias 29 de abril a 1º de maio – Divulgação

O Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, em parceria com o Instituto Araguaia – IA e a Prefeitura Municipal de Caseara está concluindo nesta quarta-feira, 26, os preparativos para o 2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão em Caseara, que será realizado nos próximos dias 29 de abril a 1º de maio, no Parque Estadual do Cantão – PEC.

 

Neste ano, o atleta paraolímpico Fernando Fernandes, que tem um histórico de superação e sucesso, vai marcar presença durante todo o evento que é inspirado no estimulo dos jovens, para o ingresso no esporte de canoagem. Além da competição os visitantes poderão participar do passeio aberto de canoagem e de outros entretenimentos que serão realizados na orla de Caseara.   O presidente do Naturatins, Hebert Brito Barros, falou da importância do evento. “Eu entendo que este evento é da maior importância em Caseara, uma região extremamente bela e que necessita, mais do que nunca, da preservação e do respeito do ser humano para com aquela região.

 

O Naturatins em parceria com o Instituto Araguaia, a Prefeitura de Caseara e os municípios que integram a região do Cantão estão todos imbuídos no mesmo proposito, respeitar o meio ambiente, preservar aquelas belezas naturais que temos, mas acima de tudo, fazer com que a legislação seja devidamente cumprida e respeitada”, destacou Hebert Brito, que complementou. “Entendemos que a educação ambiental é uma oportunidade impar que nós temos para divulgar está região para todo país e até de forma internacional também, mas fazendo com que esta região possa atender a atenção necessária dos órgãos ambientais a nível estadual, municipal e também do Instituto Araguaia que é uma parceira presente na preservação e respeito a legislação do meio ambiente, naquela região”, concluiu o presidente.

 

Prefeita

A prefeita municipal de Caseara, Ildesleine Santana, destacou o incentivo ao turismo. “Essas iniciativas é grande interesse do município, porque temos o objetivo de revitalizar o turismo em nossa cidade e promover o aquecimento econômico da região. A rede hoteleira já está recebendo reservas, nós temos muitos rios em nossa região e essa é um importante incentivo para o esporte.

 

A expectativa é de recebermos muitos visitantes neste evento”, reiterou. A secretária municipal de Turismo, Nazaré Martins, falou da estruturação. “Neste ano estamos junto com a organização do festival e queremos revitalizar o turismo do município. Caseara é uma cidade que pode ser visitada durante o ano todo e estamos nos preparando para receber nossos visitantes com muito carinho”, comentou.

 

O superintendente do Naturatins, Natal Cesar Castro, enfatizou os benefícios para a região. “Essa 2ª edição do festival de canoagem é fruto de uma grande parceria do Naturatins com o Instituto Araguaia e nesse ano conta também com a Prefeitura de Caseara. Este evento é um resgate das culturas tradicionais daquela região. A atração principal que é a canoagem de remo, o transporte que era feito de madeira com o remo de madeira. Além de tudo é um santuário ecológico bastante diversificado. Então é importante a presença de todos na participação desse evento, que é muito bom para o Parque, para o Instituto, para Prefeitura, movimenta a cidade, gera emprego, movimenta o comércio, então todo mundo sai ganhando e o meio ambiente também”, avaliou.

Presidente

A presidente do Instituto Araguaia, Silvania Campello, fez um relato o espírito de integração das atividades. “O Fernando Fernandes tem uma história de vida de superação muito grande então ele traz a motivação para os jovens de Caseara. Queremos inspirar os jovens para o esporte, as artes e a ecologia. Então nós teremos também as apresentações da orquestra da Universidade Federal do Tocantins e do balé Crepúsculo do Cantão da companhia de balé clássico do Rio de Janeiro. O espírito do evento é proporcionar a comunidade de Caseara essa oportunidade de aproximação com o esporte, a cultura e a ecologia”, resumiu Silvania.

 

O diretor de pesquisa do Instituto Araguaia, George Georgiadis, complementou sobre os preparativos. “Estamos recebendo mais uma edição do evento com o intuito de promover a inspiração dos jovens de Caseara com a presença de pessoas que trazem a experiência de sucesso com recursos que dispomos com grande riqueza, aqui em nossa região”, pontuou Georgiadis.

 

O gerente do PEC, Adailton Glória, finalizou com os preparativos do parque. “Nós estamos preparando a participação do atleta Fernando Fernandes no passeio aberto com uma canoa tradicional. Toda a programação traz muitas atividades esportivas, inclusive na orla de Caseara. Esperamos a participação da comunidade de Caseara e toda região”, concluiu o gerente. Programação A programação completa está disponível no site naturatins.to.gov.br.

 

Cronograma

No cronograma do evento traz na manhã do sábado, 29, a oficina infantil ‘Fazendo Arte no Cantão e o material produzido fará parte da abertura do festival, no fim da tarde, com apresentação do ‘Peixinhos do Cantão’ e do Poema do Canoeiro, além da Orquestra Viva Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Ballet Clássico ‘Aurora e Crepúsculo do Cantão’. A festa continua a partir das 20h30, na pracinha de Caseara, com a apresentação da Banda de rock ‘Jabutis Voadores no Cerrado em Chamas’.

 

No domingo, 30, bem cedinho os canoeiros vão iniciar um passeio a remo de aproximadamente de 28 km no rio do Coco e simultaneamente um passeio de voadeira será realizado até o encontro das embarcações no Circuito do Cega-Machado dentro do Parque do Cantão, onde todos vão confraternizar com um lanche.

 

A programação segue com apresentação da Orquestra Viva Música, na sequência, para finalizar a noite, a partir das 21h, o Forró Pereira dos Teclados, anima a festa em frente à Prefeitura.

 

E na segunda-feira, 1º de maio, às 7h terá início o Campeonato de Vôlei de Areia de Caseara e às 9h será dada a largada para a aguardada Corrida de Canoas Tradicionais, nas categorias individual, dupla e feminina.  As 11h30, pertinho do horário do almoço, o Forró Pereira dos Teclados mais uma vez vai animar o evento. Inscrições As inscrições podem ser antecipadas e estarão abertas durante o evento.

 

Essa iniciativa é uma realização do Instituto Araguaia, da Prefeitura Municipal de Caseara e do Naturatins por meio do Parque Estadual do Cantão, que conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins – UFT, do Espaço da Rede e da Estação da Dança. Mais informações podem ser obtidas no e-mail pecantao@naturatins.to.gov.br ou no telefone (63) 3379-1438. (Fonte: Cleide Veloso/Governo do Tocantins)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui