Melhor corredor de todos os tempos do Tocantins queria ser karateca e não atleta – Cadê você Deusimar?

0
1936
Deusimar-Gomes
Deusimar Gomes após vencer a Meia Maratona de 2005 - Arquivo Pessoal/Divulgação
Deusimar Gomes após vencer a Meia Maratona de 2005 - Arquivo Pessoal/Divulgação
Deusimar Gomes após vencer a Meia Maratona de 2005 – Diamantino e Marizete – Arquivo Pessoal/Divulgação

Você sabia que o principal nome do atletismo tocantinense de todos os tempos, anos atrás queria ser lutador de karatê e não corredor. Pois é, Deusimar Gomes Thomaz da Cuz, hoje com 45 anos, conta que começou praticando karatê, mas como não conseguiu se desenvolver na modalidade resolveu pular para o atletismo. “Eu fazia corrida para ganhar preparo físico para lutar e não deu certo. Aí resolvi apostar as fichas no atletismo”, revela o bicampeão da Meia Maratona do Tocantins nos anos de 2004 e 2005.
Nascido na cidade de Paraíso, Deusimar Gomes, ressalta que como não deu certo no karatê começou a se dedicar no atletismo, mas ressalta que começou “tarde”, apenas aos 25 anos. E que na verdade começou a ganhar vontade de ser um grande campeão entre 26 para 27 anos. Deusimar diz que nos primeiros anos serviu como aprendizado, tanto que começou a ler muito sobre atletismo comprando revistas e vendo os atletas correrem nas competições para ganhar conhecimento.


São Silvestre
Deusimar Gomes lembra que tinha um sonho: queria correr a São Silvestre. Ele ficou sabendo que o Governo do Estado iria levar um pessoal para representar o Tocantins na competição em São Paulo. Deusimar participou de uma seletiva sonhando em ir para São Silvestre, mas quando acordou estava num hospital. Segundo ele, a vontade era tão grande que não soube dosar e passou mal vomitando e desmaiou. “Pensei em parar de correr por causa disso”, lembrou ele.
No ano seguinte, porém, mas bem preparado, surgiu o Circuito de Corridas de Ruas do Tocantins. Dai ele conta que começou a treinar direitinho para não ter o problema do ano anterior e deu certo foi novamente chamado para ir a São Paulo. Dali em diante Deusimar conta que nem sabe quantas corridas ganhou na carreira, pois de 1997 a 2005 ganhou tudo que disputava no Tocantins, além de ganhar fora do Estado também.


Imbatível
Devido aos bons resultados dentro e fora do Estado, Deusimar despertou interesse em grandes equipes de atletismo do País, e fez parte da equipe Pé de Vento (Petrópolis/RJ), entre 2001 e 2005 e no Cruzeiro entre 2005 e 2006.. Pelos bons resultados também representou o Tocantins numa corrida internacional viajando para Atlanta nos Estados Unidos. Segundo ele, para correr lá só era chamado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), os atletas que corriam os 10 mil metros abaixo de 30 minutos. ” O atletismo me proporcionou tudo isso”, destacou.

Tocantins
Deusimar ressalta que devido ao ótimo nível de corredores que vinham disputar a Meia Maratona do Tocantins só conseguiu ganhar duas vezes a competição nos anos de 2004 e 2005. Se não fosse pelo nível da competição, ele acredita que poderia ter vencido umas cinco vezes a Meia Maratona. Deusimar lembra que na primeira Meia Maratona o vencedor foi o corredor de Brasília Arnaldo Sales, e em 2003 – o vencedor foi Genilson Silva, que já tinha ido a uma Olimpíada, um Pan-Americano e tinha acabado de vencer a Maratona de São Paulo. Fez questão ainda de destacar a ascensão do atleta Eliésio Miranda, que segundo ele, já vinha sendo um dos principais corredores do Tocantins neste período. Destaca hoje o atleta Antônio Wilson, o Toin (Araguaína) como um grande atleta representando o Tocantins.


Adeus
Em 2007, Deusimar Gomes foi morar com a família em Brasília, onde está até os dias de hoje. Deusimar disse que parou de correr em 2008, lembrando que começou tarde no atletismo e, em razão disso, começaram aparecer as lesões e aí foi inevitável parar de correr.
Hoje ele trabalha em Brasília como mecânico de automóvel, em uma Concessionária, onde já está há oito anos e esteve semana passada visitando os familiares em Paraíso.


Família
Deusimar deixou as corridas, mas as corridas não o deixaram, é que o filho mais novo, o Gabriel já é corredor em Brasília sob o comando do pai como instrutor. Já o outro filho, Vinícius, 13 anos, está se dedicando ao ciclismo. “Meu pensamento é voltar para o Tocantins e quem sabe meu filho seja um grande atleta por aqui. A vantagem dos meus filhos no esporte é que diferente de mim estão começando muito novo e podem se dar bem” finalizou Deusimar.


Perfil
Nome: Deusimar Gomes Thomaz da Cruz
Natural: Paraíso (TO)
Idade: 45 anos
Casado: Aldaires Ribeiro Campos Cruz
Filhos: Gabriel Gomes Thomaz da Cruz e Vinícius Gomes Thomaz da Cruz

 

Meia Maratona do Tocantins

Resultado de 2005

Categoria Adulto Masculino Geral
1º Deusimar Gomes – Paraíso (TO)
2º Eliésio Miranda da Silva (TO)

Resultado de 2004

Categoria Adulto Masculino Geral
1º Deusimar Gomes – Paraíso (TO)
2º Arnaldo Salles – Brasília (DF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui